Uma cooperação transfronteiriça para uma Europa mais verde
O objetivo do projeto é contribuir, a partir da cooperação transfronteiriça entre Salamanca e o Centro de Portugal (Beiras e Serra da Estrela), para uma Europa mais verde, com uma economia de baixas emissões de CO2 (mitigação das alterações climáticas), promovendo a transição energética através de energias renováveis e de uma economia circular.
Consulte a ficha do projeto
Pilares do projeto
Desenvolvimento sustentável (multidimensional)
Governança público-privada
Âmbito territorial: local transfronteiriço (proximidade)
objetivos
Objetivos do projeto
OE1
Dimensão ambiental
Impulsionar modelos inovadores de gestão sustentável a nível climático e energético, baseados na gestão de resíduos orgânicos e verdes, e em energias renováveis.
OE2
Dimensão económica
Impulsionar modelos inovadores de economia circular, baseados em atividades da economia verde e direcionados para a criação de emprego para pessoas com dificuldades especiais de acesso ao mercado de trabalho.
OE3
Dimensão tecnológica
Impulsionar modelos de I+D+i, a partir do aproveitamento de resíduos urbanos, para aplicação na “cadeia de valor”, criando novos produtos comercializáveis ou para uso em energias renováveis.
OE4
Dimensão socioeducativa
Impulsionar programas de educação ambiental em torno do desafio climático, dirigidos à sensibilização da sociedade em geral, e da comunidade educativa, em particular.
OE5
Dimensão política
Impulsionar modelos inovadores de governança público-privada na gestão integral de resíduos urbanos, tanto vegetais como orgânicos.
Partenariado
Beneficiários e parceiros participantes no projeto